No ultimo final de semana o jornalista Antônio Messias e seu fiel escudeiro Vicente Paulo Guimarães resolveram desbravar novos horizonte.
A dupla saiu da cidade e percorreu 90 km na BR 364 sentido Feijó / Manoel Urbano, com a intenção de Fazer Boas Matérias para o seu canal do YOUTUBE e aproveitar as beleza e encanto da floresta. ao chegar na comunidade eles foram informados que naquelas proximidades teria uma ave que coloca ovos azul .
Isso deixou eles bastante curiosos e ali surgiu a oportunidade de mostrar para o Brasil essa curiosidade da natureza.
chegando no local informado após andar por dentro de uma mata fechada os jornalistas encontraram 04 ovos azul que seria de uma Inhambu-galinha , ave bastante conhecida em nossa Região . Messias fez o registro com todo os cuidados e fez questão de reforçar a importância que é a preservação da nossa floresta.
Inhambu-galinha
O inhambu-galinha é um tinamiforme da família Tinamidae. Também conhecido como inhambu-serra, macuquinho e nambu. É a menor espécie do gênero Tinamus, (“inhambus” que empoleiram para dormir), igualando-se em porte a um exemplar do jaó-do-sul ou zabelê (Crypturellus noctivagus), um dos maiores Crypturellus.
Na nossa Amazônia, essa espécie cinegética, dentre outros Tinamídeos, é um importante recurso alimentar para as populações ribeirinhas e de selva adentro, por ser relativamente abundante.
Nas grandes cheias dos rios amazônicos, são capturados em grande número quando, expulsos pela enchente, tentam cruzar voando os largos rios, caindo n'água exaustos próximo às margens, ou quando se chocam em voo com a densa vegetação ciliar, embora nadem relativamente bem e por extensões consideráveis.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do idioma (galibi) de Caiena tinamú = nome específico para esta espécie de ave; e do (latim) guttatus, gutta = pintado, com pintas, pinta. ⇒ Tinamú pintado. De acordo com Temminck (1815), no Brasil, muitos Tinamideos são conhecidos coloquialmente como Jaó (Tinamus).
Características
Mede cerca de 34 cm, sendo o menor representante do gênero. Cabeça cinzenta e garganta branca; partes superiores amarronzadas com listras negras na parte inferior das costas; pescoço escamoso de amarelo-claro; pintas amarelo-claras nas coberteiras superiores das asas e cauda; partes inferiores pardacentas; coberteiras inferiores da cauda castanhas. Olhos e bico marrons. Sua vocalização consiste em piados graves e esparsos.
Alimentação
Alimenta-se de bagas, frutas caídas, coquinhos, folhas e sementes duras. Come também pequenos artrópodes e moluscos.
Reprodução
Ovos Faz seu ninho no chão, numa depressão natural coberta de folhas, no meio da ramagem ou junto a um tronco, onde põe 5 a 6 ovos de cor que varia de azul a verde-turquesa parecidos em cor e formato aos ovos do Tinamus solitarius, porém bem menores. O macho incuba os ovos em 19 dias, que podem vir de até quatro fêmeas diferentes. Os cruzamentos dos Guttatus são semelhantes aos dos Solitarius. A fêmea agacha-se, entreabre as asas, estica o pescoço rente ao chão. O macho sobe, sapateia alguns minutos e, fica aguardando que a fêmea erga lateralmente a cauda. Ela se eleva e ele desce, unindo assim as cloacas.
( Informações da Ave- https://www.wikiaves.com.br/)
0 Comentários