Mercado Livre

DERACRE REALIZA PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA NO RAMAL JOAQUIM SOUZA, INTERLIGAÇÃO FEIJÓ/ENVIRA

 


DERACRE REALIZA PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA NO RAMAL JOAQUIM SOUZA, INTERLIGAÇÃO FEIJÓ/ENVIRA.

 

Com o objetivo de identificar a presença de vestígios arqueológicos na região onde está sendo projetada a abertura do Ramal Joaquim Souza, interligação entre Feijó/Envira no Município de Feijó-AC, a equipe de pesquisa do Departamento de Estrada de Rodagem, infraestrutura, hidroviária e aeroportuária do Acre (DERACRE), Núcleo de Meio Ambiente, coordenado pela Arqueóloga Franciele Silva, realizou uma pesquisa minuciosa, com prospecção em superfície e subsuperfície, com coletas de dados. Possibilitando a preservação do patrimônio arqueológico, atendendo assim à Instrução Normativa 001/2015 do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Além disso, apresentar as atividades de esclarecimento junto à população local.



De acordo com a coordenadora da pesquisa, o estudo faz parte das exigências do licenciamento ambiental da obra em questão, os procedimentos devem ser cumpridos por empreendedores, para proteger o meio ambiente natural e cultural e imaterial.

A Arqueóloga destaca que esse tipo de pesquisa se faz necessário para evitar prejuízos ao patrimônio arqueológico da região. “Sabemos que a amplitude desses impactos varia conforme a natureza e frequência da ação humana ou, empreendimento”.



“Nossa intenção é verificar se na área destinada ao empreendimento não há indícios de vestígios arqueológicos, para que sejam preservados”, destaca Franciele Silva.

Portanto o processo não foi identificado nenhum sítio arqueológico, assim após a aprovação do relatório final de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, as atividades de abertura do ramal dará início, prevista para final de setembro/2021.



Postar um comentário

0 Comentários