CRÔNICA: TUDO AGORA VIRA PROCESSO?

Para a minha surpresa, hoje à tarde eu fui surpreendido que a Folha de Feijó iria sofrer processo e penalizações por vincular imagens provindas da minha coluna pela matéria anterior com o título “Balsa dos Derrotados”. Logo, fui buscar informações para saber as origens de tais processos. Do jeito que sou, imediatista, e sabendo acerca do assunto, resolvi ligar para cada um que estava na imagem postada.

Primeiro falei com o Antonio Messias, comunicador com quase 39 anos de carreira, inclusive, data que será comemorada na próxima quarta-feira (25). Ele falou que durante todo o tempo de trabalho, era a primeira vez que ouvia alguém incitar processar por algo que é tão superficial. Reforçou dizendo que isso faz parte da democracia, do processo político, e que não afetaria em nada em sua personalidade, em seu trabalho.

Logo após, liguei para o Macambira Gama, servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, que ganhou notoriedade pelas suas postagens públicas em sua página no Facebook durante as eleições municipais. O mesmo disse que não apoiaria a postagem se fosse em tom de violência ou agressão, o que não aconteceu: foi de caráter informativo acerca da tradicionalidade de charges e piadas que temos como cultura em nosso estado. Se era informação sobre a tradição, que assim ficasse.

Meio apreensivo, liguei para o Ex-Prefeito de Feijó, Dindim Pinheiro, para falar sobre o assunto. A conversa que iria ter um tom direto planejado por mim, sem arrodeio, acabou se tornando uma conversa entre amigos que aparentava ter anos de amizade. Ele me falou de sua administração no executivo, sobre a imagem política e o respeito pelo trabalho que carrega até os dias de hoje. Falou que a imagem que usei seria só mais IBOPE para a pessoa dele em caráter positivo. Que calma eu tive ao ouvir isso. Nos despedimos marcando um encontro para nos conhecermos pessoalmente numa data futura.

Depois, liguei para o Elias, outro comunicador de excelência que tem mais de 20 anos de carreira. Elias, com aquela voz que todos nós conhecemos, transpareceu serenidade e ouviu cada palavra que dizia ao telefone. Ele rapidamente pegou a frente e disse que não teria problema algum com isso e reforçou que as pessoas precisariam aprender a perder, conviver com esta realidade e seguir a vida. Viu? Nada de processo por aqui!

Logo depois, liguei para a pessoa que mais temia conversar: Francimar Fernandes. Ele não atendeu nenhuma das 10 ligações que fiz. Será que seria audácia demais eu ir até a casa dele? Somos quase vizinhos. Não iria ter mal algum. Fui lá. Fui recepcionado pelo Ex-Prefeito Mêrla Albuquerque. Este, com sorriso no rosto, me assegurou que nada iria acontecer. Que o Pai não ligava para isso. Que alívio!

Tentei falar com Pelé Campos, ex-presidente da Câmara de Vereadores, mas não consegui resposta até a publicação deste. William Silva já disse que entraria com recursos judiciais para proteger sua imagem.

Ouvi falar que teve gente por aí  pedindo minha cabeça, em tão pouco tempo que estou aqui, achando que não teria competência para expressar os pensamentos na página. A insuficiência não parte de mim. É algo que se observa com o passar dos tempos. Chegaremos a um determinado ponto que saberemos exatamente quem será digno de ser capaz ou não.


Paulo Henrique Dougherty / Colunista da Folha de Feijó   






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Observo que desde o programa na Feijó TV, que você vem com suas falas, atitudes e postagens tendenciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Quanto aos episódios eu já me reportei, esclareci os fatos e estão em formato acessível nas plataformas inclusive da FEIJÓTV. Se puder, pode conferir. Agora, sua fala desconexa quanto a esta publicação não faz o menor sentido pra mim. Obrigado pelo comentário!

      Excluir