O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) um ataque militar contra terroristas do Estado Islâmico (ISIS) no noroeste da Nigéria. Segundo o líder americano, o grupo é responsável por ataques e assassinatos de cristãos inocentes, em níveis que ele classificou como sem precedentes.
DECLARAÇÃO DE TRUMP
“Esta noite, sob minhas ordens como Comandante-em-Chefe, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra a escória terrorista do ISIS”, afirmou Trump em publicação na rede X. Ele acrescentou que, sob sua liderança, os EUA não permitirão que o terrorismo islâmico radical prospere.
AMEAÇA CUMPRIDA
Trump afirmou ainda que já havia alertado os terroristas sobre consequências caso os ataques contra cristãos continuassem. “Eles não pararam, e as consequências vieram”, disse, destacando que o Departamento de Guerra realizou “ataques perfeitos”.
AÇÃO A PEDIDO DA NIGÉRIA
De acordo com a agência Reuters, o ataque ocorreu na cidade de Sokoto, a pedido das autoridades nigerianas. Nos últimos meses, Trump vinha cobrando ações mais firmes para conter a violência contra cristãos no país mais populoso da África.
RELAÇÕES TENSAS
O governo americano também suspendeu ajuda e assistência à Nigéria. Já o presidente nigeriano, Bola Tinubu, rebateu as acusações de intolerância religiosa feitas por Trump e afirmou que o país atua para garantir a liberdade religiosa.


0 Comentários