Casos de violência contra criança e adolescentes teve aumento de quase 100% em Cruzeiro do Sul

 

Nos últimos meses os conselheiros tutelares de Cruzeiro do Sul vêm observando um aumento acentuado no número de denúncias que chegam ao órgão. No primeiro trimestre de 2023 o conselho tutelar de Cruzeiro do Sul encaminhou mais de 170 casos de violência contra crianças e adolescentes, sendo que no mesmo período do ano passado passado foram registrados 70.

“Aumentou muito depois da pandemia. A gente faz assim, a gente conversa com os pais, a gente orienta, a gente da chance, acompanha, a rede acompanha, mas, mesmo assim não está surtindo efeito, as crianças estão sendo negligenciadas e por conta dessa situação a gente está tendo que tirar da família e entregar a justiça”, comentou Erivalda Menezes conselheira tutelar.

Os casos de agressões e abandonos só aumentam. Ainda segundo a conselheira, atualmente são atendidos uma média de 8 casos por plantão. “A situação está complicada. Esses que estão chegando, em sua grande maioria são por conta do uso de droga, são pais que entram nesse mundo e acabam abandonado os filhos. Quando é o pai, a mãe assume os filhos, agora quando é a mãe que usa drogas, aí o problema é bem maior. Os filhos ficam desamparados”, contou.

Quando a denúncia chega ao conselho tutelar, o caso segue todo um rito, que inicia com a denúncia, que incluiu o acompanhamento e aconselhamento dos responsáveis.  Sem solução o caso segue para a justiça, que após muitas tratativas pode resultar no pedido de afastamento da criança do seio familiar.

“Agente conversa, manda para clínica e acompanha. O último caso é afastar da família. Tentamos de tudo, trabalhamos com os genitores, depois tentamos com outros familiares, mas, infelizmente muitos casos envolve duas, três crianças e os parentes acabam não aceitando deixando única opção que é levar ao abrigo”, explicou a conselheira.


Com informações Juruá 24 Horas

Postar um comentário

0 Comentários