Presos do PCC são transferidos para não serem assassinados em presídio acreano



 Uma grande chacina pode ter sido evitada na Penitenciária Francisco de Oliveira Conde. Detentos ligados ao Comando Vermelho (CV) e ao Bonde dos 13 (B13) preparavam uma invasão das celas dos presos do PCC – Primeiro Comando da Capital para promover uma matança. A Vara de Execuções Penais determinou que presos ligados ao (PCC) fossem transferidos do pavilhão-H, para aumentar a segurança. O promotor Tales Fonseca Tranin, responsável pela da 4a Promotoria Criminal e pelo controle das prisões esteve pessoalmente na Penitenciária para acompanhar a transferência, depois da descoberta o plano, por meio de cartas apreendidas com os faccionados do CV e do Bonde dos 13.

A guerra no Chapão da FOC explodiu por causa da matança de faccionados ocorrida no de março em Brasileia. As lideranças do CV e do B13, especialmente as que estão presas, teriam acertado uma trégua, mas o pessoal do PCC manifestou discordância e queria continuar sai vingança.



Tudo começou depois que membros do PCC mataram alguns desafetos nos municípios de Brasileia, Bujari e Sena Madureira e deram a entender que se tratava e uma ação do B13. Com a guerra declarada, o pessoal ligado ao CV e Cobija, na Bolívia, entrou no conflito.

As autoridades acreanas agiram preventivamente para evitar que se repetisse o que aconteceu em 2016, quando 25 criminosos invadiram o presídio da Papudinha para matar os adversários de outra organização criminosa. Naquela época, as Forças Policiais reagiram e apreenderam uma escopeta calibre 12, uma pistola calibre nove milímetros, duas granadas e coletes a prova de balas. Como resultado da invasão fracassada, quatro presos ficaram feridos e um criminoso foi detido, com a chegada de um contingente do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) para restaurar a paz no presídio do regime semiaberto.

O mais recente atrito entre as facções começou depois que um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na praça Ana Vieira no município de Sena Madureira. A vítima foi alvejada na cabeça, perna, nádega e testículo e teve que ser transferida em estado grave para o pronto-socorro da capital acreana. A execução da adolescente Kailane Ferreira Liberalino, nas imediações da sua residência, no bairro Cafezal (no município de Sena Madureira) pôs fim a trégua que durava vários meses. Mais cedo, o Comendo Vermelho tinha divulgado um comunicado nas redes sociais sobre a retomada do conflito com o Bonde dos 13.

Valderlon da Silva Progênito (29 anos), foi executado a tiros na madrugada de quinta-feira num bar do bairro Aeroporto, em Brasileia, por uma dupla de motoqueiros. A esposa da vítima foi alvejada com um tiro na perna direita, enquanto um cidadão que passava pelo local, foi atingido no braço e buscou socorro num posto de combustível. O trabalhador rural Igor Gustavo de Mesquita (28 anos), foi executado a golpes de terça- dos na noite da última segunda-feira (dia 28), as imagens macabras chegaram a circular nas redes sociais. O crime bárbaro ocorreu no Ramal do Espinhara, localizado na zona rural do município do Bujari.

O assassinato covarde do jogador de futebol Igor Santos na noite da última segunda-feira (dia 18), no conjunto Cabreúva (no bairro do Calafate) na capital. A morte do açougueiro Donald Matheus Cordeiro da Silva, no bairro Santa Inês (Segundo Distrito) acionou o sinal de alerta. A Polícia busca pistas que possam levar ao paradeiro das duplas de moto- queiros que cometeram os crimes que refletem a escalada da violência do crime organizado.


https://folhadoacre.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários