Professor com Parkinson escreve livro à mão para a neta de três anos

 


O professor Jesus de Moura, de Santo Ângelo, no Norte do RS, descobriu há 10 anos que tem Parkinson. Entre os motivos para lutar contra as limitações da doença está a neta, Luísa, de três anos, a quem ele criou um livro sobre a pandemia para que ela leia no futuro.

Foram 47 páginas escritas, pintadas e ilustradas à mão. A ideia era fazer 200 exemplares assim, mas um amigo aceitou digitalizar, e o professor irá confeccionar cerca de 50 cópias para distribuir.

"A minha neta tem três anos e, em 2025, quando ela for estudar a pandemia, eu não sei em que estágio vai estar a minha doença. Então, fiz esse livro relatando os acontecimentos", conta.



Depois de descobrir a doença, ele se tornou um corredor e passou a colecionar medalhas em provas nacionais e internacionais. (Reveja a reportagem da RBS TV ao fim desta matéria)

"Eu procuro sempre manter atividade, da mente e do físico. A parte emocional é muito difícil, então fiz essa homenagem para ela porque ela que me deu força pra levar o dia a dia. Parkinson afeta muito a parte emocional. Se é difícil para quem tem saúde, imagina quem tem Parkinson", diz.



O projeto do livro é para estender tudo que ele aprendeu na pandemia para a terceira geração da família.

"Eu quero que esse ano não seja esquecido. Um ano difícil, que se tire grandes lições disso aí", propõe.

E não vai ser por falta de projetos que ele vai interromper a realização de sonhos.

"Eu não tenho nada a perder. Essa doença não tem cura, ela vai progredindo, e eu quero viver com intensidade. Eu projeto um sonho e corro atrás dele. Sabe qual o meu próximo? Participar da Feira do Livro de Porto Alegre", afirma.


https://g1.globo.com/

Postar um comentário

0 Comentários